terça-feira, junho 05, 2012

De Belgrado a Bucareste

Se na viagem de ida gostava de ter a sorte de P. Theroux nas suas viagens sem bens materiais, na de vinda já me pude dar ao luxo de ouvir o meu Ipod, mandar sms ou rever as fotografias do fim-de-semana e ainda dormir descansada. Por mais 20 Euros voltámos em vagões dormitório, com três camas, com ligação uns para os outros. Um luxo! Casa de banho só para nós, a cheirar a limpo e sempre seca. A paisagem é espectacular, campos verdes... até ser noite e a entrada na Roménia nos saudar com uma carga de água que nos acordou de sobressalto. 

O calor abrazador, como aliás, em toda a estadia em Belgrado.

Mas as fontes, os imensos cafés com esplanadas maravilhosas e confortáveis, na sua maioria cheias de estilo, os gelados em todas as ruas e os precos convidativos, ajudaram em tudo!

O ambiente é totalmente relaxante. 

À beira-rio anda-se de bicicleta, de patins em linha, de carrinho de bébe. Passeiam-se os cães, também com bom aspecto!, conversa-se num banquinho à sombra. As marcas dos bombardeamentos permanecem, mas como mera cicatriz. A felicidade e a alegria de viver está reflectida nas ruas - nos bares, nos cafés, nos restaurantes.

A elegância das mulheres, o estilo dos homens. Tudo nos convida a querer ficar mais tempo.
Jantamos ao som de música servia, comendo pratos tradicionais. Almoçamos numa esplanada à beira-rio, ou uma fatia de pizza pela caminhada.
Mas sobretudo disfrutamos da calma e harmonia que esta cidade nos traz.










De volta a Bucareste, os cães deixam de ser elegantes, as ruas deixam de ser tranquilas, o céu deixa de ser limpo, assim como as ruas. As pessoas perdem o encanto, e a vida continua aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário